Mederi

30/11/2015

A arte do Cuidado: Luz e Sombra na Assistência Domiciliar

O Serviço de Atenção Domiciliar do Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (SAD-HCU-UFU) foi premiado no 14º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar. Com o tema “A arte do Cuidado: Luz e Sombra na atenção domiciliar”, o evento foi realizado em São Paulo, neste mês de novembro.

A equipe do HCU-UFU recebeu o segundo lugar na categoria Trabalho Científico com a apresentação do projeto “Preditores de mortalidade nos pacientes portadores de doença pulmonar avançada em uso de oxigenoterapia domiciliar prolongada”, de autoria dos fisioterapeutas Vinícius Pafume de Oliveira, Laerte Honorato Borges Junior, Ana Elizabeth Almeida, Maria Teresa Biasi e do médico pneumologista Thulio Marquez Cunha.

O trabalho é fundamentado na avaliação dos pacientes acompanhados pelo SAD-HCU-UFU de 2009 a 2014 sob a orientação do médico pneumologista Thulio Marquez Cunha e atualmente integra a dissertação de mestrado do Fisioterapeuta Vinícius Pafume de Oliveira.

Além do trabalho vencedor, que concorreu com mais de 150 inscritos, a equipe do SAD-HCU-UFU enviou mais cinco projetos. Outros três projetos realizados pela equipe do SAD da Secretaria Municipal de Saúde também receberam prêmios no congresso.

O Serviço de Atenção Domiciliar do HCU-UFU funciona desde 1996 com a finalidade de favorecer a desospitalização de pacientes com indicação  de assistência domiciliar. Em 2013, o serviço passou a integrar o Programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde. Desde então, o HCU-UFU tem duas equipes que atendem crianças e adultos em ventilação mecânica, oxigenoterapia  e antibioticoterapia e a Secretaria Municipal de Saúde possui cinco equipes que prestam atendimento a pacientes crônicos com ostomias e necessidades de cuidados e orientações multiprofissionais.

Atualmente, o SAD-HCU-UFU atende 120 pacientes domiciliares e 220 pacientes usuários de oxigênio com atendimento domiciliar e ambulatorial. O serviço é composto por uma psicóloga, uma assistente social, uma farmacêutica, cinco fisioterapeutas, dois enfermeiros, seis técnicos/auxiliares de enfermagem, quatro médicos, uma nutricionista e quatro funcionários administrativos. O SAD-HCU-UFU funciona todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 19h.

Fonte: conexaohomecare.com.br