Mederi

30/11/2015

UBER lança programas para idosos e portadores de necessidades especiais.

Idosos e pessoas com deficiência podem agora ser beneficiadas pelos serviços de transporte do Uber em muitas cidades americanas. As recém lançadas plataformas UberWAV e UberASSIST oferecem serviços de transporte especificamente para idosos e pessoas com deficiência.
A plataforma permite que aqueles que necessitam de uma “mão extra” ou veículos com acesso a cadeira de rodas (WAV), por exemplo, possam agora solicitar passeios seguros e confiáveis, ao toque de um botão.
Os novos serviços preenchem várias lacunas cruciais no atual sistema de transporte de algumas cidades, especialmente para pessoas idosas e aquelas com algum tipo de deficiência que limite o deslocamento. “Estamos tentando fornecer opções de transporte adicionais” comenta Chris Ballard, gerente geral da Uber em San Diego (EUA).

Como funciona:
Os indivíduos acessam os serviços da mesma forma como seria um passeio no Uber padrão, via o aplicativo de smartphone da empresa, só que agora eles vão selecionar “UberWAV” no ícone do veículo. O UberWAV permite aos usuários selecionarem um veículo com base em suas necessidades, escolhendo entre duas opções: UberWAV ou UberASSIST.
Os condutores de veículos UberWAV são especialmente autorizados pela Uber. Conhecedora das necessidades de acessibilidade a empresa assegura que os veículos ofereçam acesso para cadeiras de rodas com uma rampa ou elevador hidráulico para o transporte.
Já o UberASSIST, por outro lado, é projetado para assistência adicional às pessoas mais idosas ou com deficiência. Os condutores dos veículos UberASSIST são treinados especificamente para auxiliar os clientes, acomodar e dobrar cadeiras de rodas, andadores, scooters ou outros dispositivos e equipamentos de mobilidade.

Para fazer essas ofertas de serviços com acessibilidade nas cidades com concentração de pessoas idosas e pessoas com deficiência a Uber fez uma parceria com uma organização sem fins lucrativos que presta serviços a este público, assim ajudando-os a manterem a sua independência.
Antes de lançar os serviços, a empresa conversou com vários membros das comunidades para entender e descobrir os “pontos problemáticos” e as opções de transporte atualmente disponíveis.
“Em alguns casos, é preciso estar 24 horas disponível para o cliente”, comenta o gerente. “Para quebrar essa barreira, estamos buscando uma opção on-demand, onde podemos oferecer esse mesmo serviço em 15 minutos.”
Com o UberASSIST, os motoristas de menor custo, da divisão UberX, receberam treinamento de representantes de empresas especializadas no atendimento a esse tipo de cliente, bem como requisitos de conhecimentos e de segurança necessários para as pessoas com necessidades de acessibilidade.
Quanto ao preço, considerando uma população idosa que lida com rendimentos fixos, as taxas para UberWAV são cerca de 30% mais baratos do que as opções de transporte existentes na cidade de San Diego, por exemplo.
No Brasil o lançamento destes serviços de acessibilidade ainda deve aguardar as discussões do Governo brasileiro em torno do assunto. No Distrito Federal, onde o serviço já conta com o apoio do GDF, de entidades e da população deverá ser mais rápida a implantação.
Atualmente o Uber presta serviços em mais de 200 cidades em 45 países do mundo. Em 16 de setembro a empresa foi avaliada em mais de US 15 bilhões, de acordo com o The New York Times.